segunda-feira, 22 de agosto de 2011

UMA HISTÓRIA D'MAR - Para Yana e Bel


Falando com Ju e com Nalva semana passada fiquei sabendo das novidades de duas crianças que eu amo de muito amor e resolvi escrever algo para elas (sei que todas as crianças crescidas ficarão com ciúmes, mas...).
É uma historia de amor que começou faz um tempão... A Mulequinha quando nem falava direito e a vi no cinema - brincamos de chuva de pipoca, e Belzinha, quando ela ainda tava na barriga da mãe dela... Como é possível amar tanto alguém que a gente ainda nem viu?Quando eu a vi então, que felicidade maior do universo estar na hora (mesmo dormindo no plantão do hospital) que ela nasceu!
Bem, quando soube que a Muleca ficou louca com a novidade de que aqui em Nacala tem um montão de esquilo saí feito uma destrambelhada pra conseguir fazer a foto de algum. Mas como eles são espertos e rápidos! Quando me viam saiam correndo e eu ficava tão feliz que me atrapalhava mais ainda com a máquina. Não consegui fazer nenhuma foto, mas pedi pra Sandra e ela me deu essa...
 Qual seria o nome dele Mulequinha?

Fiquei imaginando a Mulequinha falando toda cheia de dengo: "Aiiiii, eu quero um", e me lembrei de todos os momentos em que estivemos juntas. De quando brincávamos e ela falava do amor que tinha pelos animais... Da época que ela queria porque queria um bode ou cabrito de presente (eu sempre me confundo) - sempre dou risada quando lembro disso.
Fiquei imaginando ela grande, gigante, com seus cabelos cacheados e com sua doçura que a torna única... Lembrei-me dela piquitita falando errado, da gente cantando musiquinhas, pintando e melando a casa toda e de toda a farinha de trigo que gastamos fazendo massinha de modelar... Dos dias em que eu acordava com chuva de beijinhos e abraços, e do pedido que vinha em seguida "Tia Gueuzinha linda, acoda pa bincá". E essas lembranças tão doces deram lugar a um gostinho salgado e meus olhos se encheram de pedacinhos do oceano! Que saudade imensa de estar com ela... Eu que nem tive como vê-la antes de vir pra África.
PS - essa é minha forma de dizer que chorei, e vocês sabem que eu choro profissionalmente, rs!


Comia o dia inteiro, depois deitava no chão!
Depois fiquei sabendo de todas as infinitas perguntas que minha "Bigodinha" fez quando soube que eu estava na terra dos baobás. Imaginei-a fazendo um inquérito policial pra Ju em meio aos engasgos de quando ela está animada demais pra saber de alguma coisa e as palavras não acompanham a agilidade dos pensamentos... Adoro ver isso!!! E então, prometi pra Ju que ia mostrar uma foto do tronco do baobá...

Os baobás são árvores sagradas, como deveria ser toda árvore...E abraçá-la é muito gostoso!
Fiquei cheia de orgulho quando soube que ela gostou do livro que dei pra mãe dela como forma de agradecer nossa amizade "Marcelino Pedregulho", e me lembrei também do dia do meu anivérsário que fui pegá-la na escola e ela me fez contar, quase sem intervalo, 8 historias do "Pequeno Nicolau"... E era assim: "Tia Gueu, vem po meu quarto contá torinha!"; "Agora essa aqui!", "Ota", "Tá demorando de beber água... Essa aqui agora"... Nossa, eu não tinha folga, tive que ligar pra Ju perguntando quando ela chegava, rsrsr. Fiquei toda murchinha quando lembrei que não estarei aí, do ladinho dela, pra acompanhar o crescimento, a troca de dentes, as palavras inventadas e as que saem errado... Como não morrer de amor e continuar vivendo louca pra saber de todas as aventuras dela?
Minha "bigodinha" irmã gêmea de Guille... Que saudade imensa de te dar um aperto!

Como pode um peixe vivo viver fora d'água fria? Como poderei viver sem a tua companhia?

E todas essas lembranças promoveram em mim o primeiro dia de banzo de minha terra... Mas vieram com umn doçura e amor tão intensos que todo o céu no fim de tarde se coloriu com as cores mais lindas. E então, eu fechei os olhos, tirei meus sapatos e senti o chão frio pra viajar até vocês... Atravessar todo o continente africano e o oceano pra fazer com que vocês sentissem o quanto eu as amo...
Tia Gueu promete ouvir muitas histórias daqui pra contar pra vocês...
Com muito e imenso amor...


"Se alguém ama uma flor da qual só exista um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando as comtempla. Ele pensa "Minha flor está lá, em algum lugar..."
O Pequeno Píncipe

2 comentários:

  1. Oh minha querida amiga: Gueuzinha; Hijita; Neta de Hipnos, Filha de Morpheu, Protegida dos Oneiros...

    Como sinto saudades de ti !!!

    Tenho trabalhado tanto... Aguardo um momento especial para ler, com calma e atenção, teu e-mail (e, agora, este blog) sobre esta viagem ...

    Bjs. do Dad !

    ResponderExcluir
  2. Dad,

    Que felicidade te encontrar por essas bandas do mundo azul, rs...

    Beijo grande
    Su Hijita

    ResponderExcluir